Conheça o Adorável Panda Vermelho!
Um pouco maior do que um gato doméstico porém bem menor do que seu primo, o panda vermelho tem pelo castanho-avermelhado, uma cauda longa e peluda, e um caminhar engraçado devido às suas curtas patas dianteiras. Ele se alimenta principalmente de bambu, mas também come ovos, pássaros, insetos e pequenos mamíferos. É um animal solitário, ativo no período da noite e sonolento dutante o dia.
Ele é também muito fofinho, como podem ver nestas imagens de derreter o coração
O panda-vermelho (Ailurus fulgens), também conhecido como panda-pequeno, raposa-de-fogo ou gato-de-fogo, é um pequeno mamífero arborícola, sendo a única espécie existente do gênero Ailurus. Este animal pertence à família Ailuridae, mas já foi classificado como sendo das famílias Procyonidae (guaxinim) e Ursidae (ursos).
São encontrados nas regiões montanhosas do Himalaia e do sul da China, onde há florestas temperadas e bambuzais.
Possuem uma pelagem de coloração avermelhada, com pêlo sedoso e cauda comprida, características que lembram uma raposa.
Como são sensíveis ao calor, sendo a temperatura ideal para eles entre 17 a 25°C, costumam dormir durante as horas mais quentes do dia, em galhos de árvores ou tocas. Possuem hábitos crepusculares e noturnos. São animais solitários, vivem raramente em casais ou em grupos.
Iniciam suas atividades diárias com um banho ritual de sua pelagem, lambendo suas patas dianteiras e massageando suas costas, flanco e abdômen. Em seguida patrulham seu território, demarcando-o com uma substância secretada pela glândula anal, que possui forte odor, ou com sua urina.
Geralmente são animais silenciosos, mas quando se sentem ameaçados, podem produzir gorjeios curtos. Quando irritados, podem emitir assobios e bufos. No geral, são amistosos, mas atacam quando se sentem ameaçados.
Sua dieta é constituída basicamente de bambu, segurando-o da mesma forma que fazem os pandas-gigantes, utilizando-se o osso sesamóide. Todavia, como é onívoro, ingere também ovos, pássaros, insetos e pequenos mamíferos.
Raramente esses animais interagiram fora da estação de acasalamento. Tanto o macho quanto a fêmea pode acasalar com mais de um parceiro durante a estação. O acasalamento ocorre entre meados de janeiro até o início do mês de março (inverno); o nascimento dos filhotes ocorre entre junho e final de julho (primavera), já que o período de gestação varia de 112 a 158 dias. A fêmea dá a luz de 1 a 4 filhotes, que nascem muito pequenos, com cerca de 110-130 gramas. Durante os primeiros dias após o parto, a fêmea permanece a maior parte do tempo com sua cria, mas uma semana depois, já passa mais tempo fora do ninho, retornando algumas horas apenas para alimentá-los e limpá-los. Raramente o macho auxilia na criação dos filhotes. Estes últimos começam a ficar maduros sexualmente, por volta de 18 meses de vida.
Atualmente são encontradas duas subespécies de panda-vermelho:
Está ameaçado de extinção, em conseqüência da caça e da destruição de seu habitat pela expansão humana, da agricultura, da pecuária e do extrativismo de recursos naturais.